Implicações Teológicas
JÁ ESTOU CRUCIFICADO COM CRISTO ; E VIVO, NÃO MAIS EU, MAS CRISTO VIVE EM MIM; E A VIDA QUE AGORA VIVO NA CARNE, VIVO-A NA FÉ NO FILHO DE DEUS , O QUE ME AMOU, E SE ENTREGOU A SI MESMO POR MIM . (Gl 2.20)
Pastor Missionário Célio salgado
LEITURA BÍBLICA
Mateus 25.31-46 - Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória;
e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas;
e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda;
então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.
Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes;
estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me.
Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber?
E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos?
E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar?
O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.
Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me.
E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos?
Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer.
E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.
JUSTIÇA E SANTIDADE NO DIA-A-DIA DO CRISTÃO
“Aí onde estão as nossas aspirações, o nosso trabalho, os nossos amores – aí está o lugar do nosso encontro cotidiano com Cristo. É no meio das coisas mais materiais da terra que nos devemos santificar, servindo a Deus e a todos os homens. Na linha do horizonte, meus filhos, parecem unir-se o céu e a terra. Mas não: onde de verdade se juntam é no coração, quando se vive santamente a vida diária”.
“Por tanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus”.
I Co 10.31
“Todas as vossas coisas sejam feitas com caridade”. I Co 16.14
“As ovelhas, que sempre foram consideradas um emblema de suavidade, de simplicidade, de paciência e de utilidade, representam em Mateus 25.31-46, os discípulos genuínos de Cristo. Os cabritos, que naturalmente são briguentos, lascivos e excessivamente mal cheirosos, eram considerados como os símbolos de homens violentos, profanos e impuros. Aqui representam todos os que têm vivido e morrido em seus pecados”. (Adam Clarke)
I. A importância do atendimento ao carente, no antigo testamento:
a) Na lei de Moisés: o pecado e a promessa de bênçãos. Há dezenas de passagens que tratam desse assunto (Ex 22.25-27; 23.11; Lv 19.15, 25.25; Nm 33.54; Dt 1.17, 24.12; etc), mas vamos destacar: Dt 15.7-11: “Quando em ti houver algum pobre de teus irmãos, em alguma das tuas portas, na tua terra que o Senhor, teu Deus, te dá, não endurecerás o teu coração, nem fecharás a tua mão a teu irmão que for pobre; antes, lhe abrirás de todo a tua mão e livremente lhe emprestarás o que lhe falta, quando baste para a sua necessidade. Guarda-te que não haja palavra de Belial (do maligno) no teu coração, dizendo: vai-se aproximando o sétimo ano, o ano da remissão, e que o teu olho seja maligno para com teu irmão pobre, e não lhes de nada; e que o teu coração não seja maligno, quando lhe deres; pois por esta causa te abençoará o Senhor, teu Deus, em toda a tua obra e em tudo no que puseres a tua mão. Pois nunca cessará o pobre no meio da tua terra; pelo que te ordeno, dizendo: livremente abrirás a mão para o teu irmão, para o teu necessitado e para o teu pobre na tua terra”. Sempre nos devemos esforçar por banir a pobreza, que ninguém merece! (Bukkrick)
b) Nos profetas: Deus continua falando a mesma coisa: Jeremias 5.28-29: Engordam-se, estão nédios, e ultrapassam até os feitos dos malignos; não julgam a causa do órfão; todavia prosperam; nem julgam o direito dos necessitados. Porventura não castigaria eu por causa destas coisas? diz o SENHOR; não me vingaria eu de uma nação como esta?; Amós 8.4-7: “Ouvi isto vós que anelais o abatimento do necessitado e destruís os miseráveis da terra... Jurou o Senhor pela glória de Jacó: Eu não me esquecerei de todas as tuas obras..”
c) Na poesia hebraica: A Palavra de Deus permanece imutável: Provérbios 14.21-31: “O que despreza ao seu companheiro peca, mas feliz é aquele que se compadece dos pobres”. “O que oprime ao pobre insulta ao seu criador; mas honra-o aquele que se compadece do necessitado”.
d) O exemplo do rei Josias (665-624 a.C.): Jeremias 22.16: “Julgou a causa do pobre e do necessitado; então, lhe sucedeu bem, porventura, não é isso conhecer-se? – diz o Senhor”.
2. A importância do atendimento aos carentes no novo testamento:
a) Devemos servir aos carentes sem fazer alarde: Efésios 4.28: “Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade”. Mateus 6.1-4: “... quando, pois, deres esmolas, não faças trocar trombeta diante de ti...”.
b) Faz bem fazer o bem aos santos e até aos nossos inimigos carentes: Romanos 12.13-20: “Comunicai com os santos nas suas necessidades... portanto, se o teu inimigo tiver fome dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber...” Leia também Mateus 5.42, 44, 45.
c) Exemplos da Igreja Primitiva: Leia Atos 4.34; Romanos 15.25-27; I Coríntios 16.1-4; 2 Coríntios 9.1-14; Filipenses 4.10-20.
d) Os exemplos de Timóteo e de Epafrodito: Veja em Filipenses 2.19-30.
e) O exemplo do apóstolo Paulo: Atos 20.34, 35 “Sim, vós mesmos sabeis que para o que me era necessário a mim, e aos que estão comigo, estas mãos me serviram. Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber”.
Gálatas 2.9, 10: “E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão; Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também procurei fazer com diligência”.
3. Servir aos carentes é servir a Cristo
Mateus 25.44: “Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?”
a) Quem peca por omissão trata com negligência a glória de Deus: O versículo acima representa um exemplo notável de pecados de omissão. “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não faz comete pecado” (Tiago 4.17). “E o servo que soube a vontade do seu Senhor e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites”. (Lucas 12.47).“No mesmo instante, feriu-o o anjo do Senhor, porque não Deus glória a Deus; e, comido de bichos, expirou” (At 12.23). “Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu” (Rm 1.21). “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus” (Mateus 5.6).
b) O nosso procedimento será a prova da sinceridade da nossa fé: “E, se o irmão ou a irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes deres as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma” (Tiago 2.15-17. “Não digas ao teu próximo: vai e torna, e amanhã te darei, tendo-o tu contigo” (Pv 3.28). “No juízo final, não será levado em conta apenas e que tivermos dito, nem o que tivermos feito; não só o que tivermos professado, e sim o eu tivermos praticado em Nome de Jesus. Isto será motivo de aflição para os impenitentes. Serão negados pelo chefe da Igreja diante do mundo remido. Semearam na carne, da carne hão de colher corrupção. Conservar-se-ão na mais completa cegueira espiritual, não terão consciência de terem vivido afastados de Jesus Cristo”.
c) O amor nos induz a agir em favor dos outros: “Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade” (I João 3.18). “O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor” (Rm 12.9-11). “Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei o bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus” (Lucas 6.35). Na verdade, Jesus curou e alimentou muitos que não eram verdadeiramente seus ‘irmãos’; e nós estaremos imitando-o e honrando-o, se, por amor dele, socorrermos a qualquer pessoa que esteja em necessidade ou aflita, contanto que o façamos prudentemente, de modo a auxiliar, e não a estimular a mendicância profissional, nem o egoísmo dos criminosos em prisão, etc.
d) Nossos atos indicam a relação pessoal para com Cristo: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados e andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave”. (Efésios 5.1, 2).
+ o exemplo de Willian Adams Brown:
Teólogo norte-americano (1865-1943), crendo que a prova do cristianismo achava-se nas práticas que ele motivava, Brown esteve ativamente envolvido no ministério aos favelados, e apoiou causas tais como o movimento trabalhista, que se iniciava. Ao invés de procurar fazer tudo, Brown achava que a igreja devia cooperar com os lares, as escolas, os lugares de emprego e o governo, a fim de levar a efeito uma sociedade cristianizada. D. G. Tinder
+ o exemplo do casal Wurmbrand
Richard (1910-2001) e Sabina (1913-2000), nascidos em famílias judaicas, converteram-se ao cristianismo pouco depois de seu casamento, ocorrido em 1936. Tornaram-se líderes da igreja romena durante a Segunda Guerra Mundial, arriscando a vida para tirar crianças judias dos guetos vasculhados pelos nazistas. Em 1948, Richard foi preso pelas autoridades comunistas na Romênia por 14 anos, sendo três na solitária, e Sabina ficou detida por três anos. Em meados dos anos 60, eles obtiveram permissão para deixar o país e rumar para uma nova vida no Ocidente, época em que fundaram a conhecida agência missionária Voz dos Mátires, hoje presente em dezenas de países. (A experiência de Richard Wurmbrand na prisão foi descrita no livro “Torturado por amor a Cristo”).
4. Curiosidades Teológicas
Frases usadas pelos esmoleres nos dias bíblicos que parecem refletir Provérbios 19.17: “O que se compadece do pobre empresta ao Senhor, que lhe retribuirá o seu benefício”.
* Merere in me – Ganhe mérito por meu intermédio.
* In me benefac tibi - Através de mim, beneficie-se.
* Miserere mihi – Tenha misericórdia de mim.
Pensamentos para a reflexão dos leitores:
* Todo homem mau (néscio) é um escravo. Todo homem bom (sábio) é livre, porque faz voluntariamente o que é reto e justo, porque não pode ser induzido a cometer o mal e a injustiça, e trata com indiferença as coisas indiferentes”. Filo, 20 a.C. – 54 d.C.
Filo, o judeu, filósofo grego de origem judaica, dedicou grande parte de sua vida ao estudo e à interpretação do Pentateuco. Para ele, ‘a verdadeira, liberdade está em seguir a Deus’. Sua filosofia exerceu uma influência decisiva sobre a literatura cristã.
Mateus 12.35: “O homem bom, do seu bom tesouro tira coisas boas, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más”. Leia também Lucas 6.45.
Uma pessoa é bondosa quando se dispõe a ajudar àqueles que estão em necessidade.
Poesia necessária: O prazer de servir – Gabriele Mistral (1889-1957)
Toda a natureza é um desejo do serviço.
Serve a nuvem, serve o vento, servem os vales.
Onde haja uma árvore que plantar, planta-a tu;
Onde haja um erro que emendar, emenda-o tu;
Onde haja um esforço que todos evitam, aceita-o tu;
Sê aquele que afasta a pedra do caminho, o ódio dos corações e as dificuldades de um problema.
Existe a alegria de ser são e a alegria de ser justo;
Mas existe sobre tudo, a formosa, imensa alegria de servir.
Como seria triste o mundo se tudo já tivesse feito, se não houvesse um roseiral que plantar, uma empresa que iniciar!
Que não te atraiam somente os trabalhos fáceis.
É tão belo fazer a tarefa a que outros se esquivam!
Mas não caias no erro de que só se conquistam méritos com os grandes trabalhos; há pequenos serviços que são imensos serviços: adornar a mesa, arrumar os bancos, espanar o pó.
Aquele que critica, este é o que destrói: sê tu o que serve.
O serviço não é tarefa só de seres inferiores. Deus que dá o fruto e a luz, serve.
Poder-se-ia chamá-lo assim: Aquele que serve.
E ele, que tem os olhos em nossas mãos, nos pergunta todo dia: servistes hoje? A quem? À arvore, a teu amigo, a tua mãe?
- Poetisa chilena, prêmio Nobel, 1945.... Leia em sua bíblia: Isaías 64.4; João 5.17; Marcos 10.45; Lucas 22.27
Reflexão Escatológica
Igreja
A perspectiva escatológica em sua dimensão, ela é o corpo do Senhor (a vara em Cristo), um conjunto global que reúnam-se num lugar específico para adoração ao Senhor e cultuar a Deus.
A igreja deve ser pura e sem mácula e sobretudo ser fiel à missão de levar aos cativos, ou melhor, a toda criatura, cf Marcos 16.15, 16. Essa missão de uns tantos mandamentos do Senhor Jesus Cristo, ide por todo mundo e pregar o evangelho a toda criatura.
Essa dimensão escatológica (igreja), consiste no fato dela estar enraizada na pessoa do Senhor Jesus, que é digno de toda honra, louvor e adoração, na unidade do pai e do filho e do Espírito Santo. Amém.
Reflexão bíblica
“Igreja”
A parábola do rico insensato.
Evangelho segundo são Lucas, capítulo 12.13-21
E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança.
Mas ele lhe disse: Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós?
E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.
E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;
E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.
A solicitude pela nossa vida
Evangelho segundo são Lucas capítulo 12.22-34
disse aos seus discípulos: Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis.
Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes.
Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves?
E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura?
Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?
Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.
E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?
Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos.
Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas.
Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino.
Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói.
Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.
A parábola do servo vigilante
Evangelho segundo são Lucas capítulo 12.35-48
Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas as vossas candeias.
E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier, e bater, logo possam abrir-lhe.
Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá.
E, se vier na segunda vigília, e se vier na terceira vigília, e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos.
Sabei, porém, isto: que, se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria, e não deixaria minar a sua casa.
Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais.
E disse-lhe Pedro: Senhor, dizes essa parábola a nós, ou também a todos?
E disse o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração?
Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim.
Em verdade vos digo que sobre todos os seus bens o porá.
Mas, se aquele servo disser em seu coração: O meu senhor tarda em vir; e começar a espancar os criados e criadas, e a comer, e a beber, e a embriagar-se,
Virá o senhor daquele servo no dia em que o não espera, e numa hora que ele não sabe, e separa-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis.
E o servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites;
Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.
Jesus traz fogo e dissensão a terra
Evangelho segundo são Lucas capítulo 12.49-53
Vim lançar fogo na terra; e que mais quero, se já está aceso?
Importa, porém, que seja batizado com um certo batismo; e como me angustio até que venha a cumprir-se!
Cuidais vós que vim trazer paz à terra? Não, vos digo, mas antes dissensão;
Porque daqui em diante estarão cinco divididos numa casa: três contra dois, e dois contra três.
O pai estará dividido contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra sua nora, e a nora contra sua sogra.
Os sinais dos tempos
Segundo são Lucas capítulo 12.54-59
dizia também à multidão: Quando vedes a nuvem que vem do ocidente, logo dizeis: Lá vem chuva, e assim sucede.
E, quando assopra o sul, dizeis: Haverá calma; e assim sucede.
Hipócritas, sabeis discernir a face da terra e do céu; como não sabeis então discernir este tempo?
E por que não julgais também por vós mesmos o que é justo?
Quando, pois, vais com o teu adversário ao magistrado, procura livrar-te dele no caminho; para que não suceda que te conduza ao juiz, e o juiz te entregue ao meirinho, e o meirinho te encerre na prisão.
Digo-te que não sairás dali enquanto não pagares o derradeiro ceitil.
Cura de Enéias – Ressurreição de Tabita
(Atos: 9:32-43)
32
E aconteceu que, passando Pedro por toda a parte, veio também aos santos que habitavam em Lida.
33
E achou ali certo homem, chamado Enéias, jazendo numa cama havia oito anos, o qual era paralítico.
34
E disse-lhe Pedro: Enéias, Jesus Cristo te dá saúde; levanta-te e faze a tua cama. E logo se levantou.
35
E viram-no todos os que habitavam em Lida e Sarona, os quais se converteram ao Senhor.
36
E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia.
37
E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto.
38
E, como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, lhe mandaram dois homens, rogando-lhe que não se demorasse em vir ter com eles.
39
E, levantando-se Pedro, foi com eles; e quando chegou o levaram ao quarto alto, e todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando as túnicas e roupas que Dorcas fizera quando estava com elas.
40
Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se.
41
E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva.
42
E foi isto notório por toda a Jope, e muitos creram no Senhor.
43
Pedro ficou muitos dias em Jope, com um certo Simão curtidor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário