A PASTORAL
O anúncio do nascimento de João Batista.
Livro segundo São Lucas capítulo 1.5-25
Definição bíblica
1.1Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram,
1.2 Segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio, e foram ministros da palavra,
1.3 Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio;
1.4 Para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado.
1.5 Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; e o seu nome era Isabel.
1.6 E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor.
1.7 E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em idade.
1.8 E aconteceu que, exercendo ele o sacerdócio diante de Deus, na ordem da sua turma,
1.9 Segundo o costume sacerdotal, coube-lhe em sorte entrar no templo do Senhor para oferecer o incenso.
1.10 E toda a multidão do povo estava fora, orando, à hora do incenso.
1.11 E um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso.
1.12 E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele.
1.13 Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João.
1.14 E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento,
1.15 Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.
1.16 E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus,
1.17 E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.
1.18 Disse então Zacarias ao anjo: Como saberei isto? pois eu já sou velho, e minha mulher avançada em idade.
1.19 E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas.
1.20 E eis que ficarás mudo, e não poderás falar até ao dia em que estas coisas aconteçam; porquanto não creste nas minhas palavras, que a seu tempo se hão de cumprir.
1.21 E o povo estava esperando a Zacarias, e maravilhava-se de que tanto se demorasse no templo.
1.22 E, saindo ele, não lhes podia falar; e entenderam que tinha tido uma visão no templo. E falava por acenos, e ficou mudo.
1.23 E sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para sua casa.
1.24 E, depois daqueles dias, Isabel, sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou, dizendo:
1.25 Assim me fez o Senhor, nos dias em que atentou em mim, para destruir o meu opróbrio entre os homens.
COMENTÁRIOS
Lucas 1.6 Justos perante Deus
1.6 E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor.
Referência Lucas 2.25
Justo e fielmente a Deus o vocábulo grego aqui para “justo” é dikoios (Nohile yasher), a idéia original é “reto”. No Antigo Testamento; este termo não significa uma simples conformidade como regras e leis, mas tem homem que vive em retidão diante de Deus, tanto no coração como no viver.
1. A retidão que Deus requeria no Antigo Testamento era do coração, baseada na verdadeira fé, no amor e temor a Deus (Dt 4.10, 29), a evidência dessa condição do coração nos pais de João Batista, revela-se nas palavras vivendo irrepreensivelmente em todos os mandamentos e preceitos do Senhor (ver 1.6; Gm 7.1; 17.1; I Rs 9.4), onde o termo inclui a “integridade de coração”.
2. Os justos do Antigo Testamento não eram perfeitos quando cometiam pecado, obtinham perdão, oferecendo a Deus um sacrifício de animal, em atitude de sincero arrependimento e fé. (Lv. 4.27-35);
“Esperando a consolação” numa época de condições espirituais deploráveis, o justo Simeão era dedicado a Deus e cheio do Espírito Santo, esperando com fé, paciência e grande anseio à vinda do Messias: semelhantemente, nos últimos dias da presente era, quando muitos abandonavam a fé apostólica do Novo Testamento e a bendita esperança da vinda de Cristo (Tt 2.13).
Sempre haverá os “Simeões” fiéis. Outras pessoas podem depositar suas esperanças nesta vida e neste mundo, mas os fiéis serão como o servo leal que mantêm-se em vigília durante a longa e escura noite, apenas esperando a volta do seu Mestre (mt 24.45-47). Nossa maior benção será ver “face a face” “O Cristo do Senhor” (24.26) Cf Ap 22.4, estar pronto na sua vinda e habitar para sempre na sua presença. (Ap 21.22).
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário