segunda-feira, 13 de outubro de 2008

LIVRO DE ISAIAS CAPITULO 2.1-5

O dia do Senhor, a esperança prometida.

A. Isaias descreve o que Deus fará no futuro.

1. Aprendemos os caminhos de Deus (Is 2.1-3). Todas as nações virão ao templo em Jerusalém para adoração e instrução nas escrituras.

2. Veremos nos caminhos de Deus (Is 2.4-5) o próprio Deus solucionará as contendas e trará paz, as nações converterão suas espadas em relhos de arado e suas lanças em podadeiras.

DEFINIÇÃO

Is 2.2 Os “últimos dias” é definido como período de tempo entre a primeira e a segunda vinda de Cristo (At 2.17), os “últimos dias” eram todos como tempo em que o Senhor agiria poderosamente, julgando o mal e concedendo salvação do seu povo (Cf Is 2.2-11; 3.16-26; 4.6; 10.20-27; Os 1.2; Am 8.9-11; 9.9-12).
O Novo Testamento revela que os últimos dias começaram com a primeira vinda de Cristo e o derramamento inicial do Espírito sobre o povo de Deus e que terminarão com a segunda vinda do Senhor (Mc 1.15; Lc 4.18-21; Hb 1.1-2). Este período específico e caracterizado como a era do juízo contra o mal, da autoridade sobre os demônios, da salvação da raça humana e da presença aqui do reino de Deus.

a) Estes “últimos dias” serão assimilados pelo poder do Espírito Santo (MT 12.28).

b) Os “últimos dias” abrangem a investida do poder de Deus através de Cristo contra o domínio de satanás e do pecado. Mesmo assim, a guerra apenas começou, não chegou ao fim, pios o mal e a atividade satânica ainda estão fortemente presentes (Ef 6.10-18), por isso somente a segunda vinda de Jesus aniquilará a atividade do poder do maligno e então encerrará os “últimos dias” (I Pd 1.3-5; Ap 19.1-10).

c) Os “últimos dias” serão um período de testemunho profético, conclamando todos se arrependerem e crerem em Jesus Cristo e experimentaram o derramamento do Espírito Santo em suas vidas (At 1.8; 2.4; 38.40; Jl 2.28-32). Devemos proclamar a obra salvífica de Cristo no poder do Espírito Santo, mesmo em quando estivermos o dia final da ira (Rm 2.5) i.e: “O grande dia da redenção e a volta de Cristo para buscar o seu povo (Jo 14.3; Ts 4.15-18).

d) Os “últimos dias” introduzem o reino de Deus com sua demonstração de pleno poder (Ver Lc 11.0). Devemos ter a plenitude desse poder no conflito contra as forças espirituais do mal (2 Co 10.3-5; Ef 6.11-12; I Pd 1.6-7).

Isaias 2.2-5

“Firmará o monte da casa do Senhor”

Profeta, Isaias profetiza a respeito de um período quando o governo divino se estabelecerá em toda terra (Cf Mq 4.1-3), toda a impiedade, injustiça e rebelião dirigida contra Deus e sua lei serão deliberadas e a justiça prevalecerá (Cf Is 59.20; 60.1-4; 14; Jr 33.14-16; Zc 2.10-12). “Todas as nações judeus e gentios, adorarão e servirão ao Senhor.
Esta profecia manifesta o propósito final de Deus para Israel e a raça humana, ela cumpre-se no próprio Jesus Cristo, que executa juízo e justiça na terra (Is 9.1-7; 11.3-9), ainda em referência (Is 2.3), concluímos que o interesse primordial de todos os que de formam discípulos do Senhor, deverão atentar suas vidas em obediência ao Senhor, pautados na palavra de Deus, como regras de uma vida santa, perante a Deus e estar sobre a vontade do Senhor como cidadãos do seu reino. É importante que quem prega e ensina a palavra de Deus, tome a máximo cuidado com o que prega para que não venham cair na hipocrisia do ensino do diabo e que a mensagem pregada seja a genuína e inspirada palavra de Deus. i.e: A revelação de Cristo dos projetos do Antigo Testamento e dos apóstolos (Ef 2.20) e que todo mundo, tanto os perdidos como os salvos precisavam ouvir a verdade de Deus proclamando por lábios impuros e ungidos pelo Espírito Santo e que não sejam mentirosos e com mentes desvirtuadas e corações impuros e que o bom testemunho possa ser visto por todos e que não deixem de pregar a palavra a tempo e a fora de tempo (sempre).

Que Deus os abençoe!

Pr. Célio Salgado

Nenhum comentário: